Chapinhas

Qual a melhor chapinha para meu cabelo?

Nomes difíceis, modelos diferentes, tecnologias super novas… Como saber qual a melhor chapinha para o seu tipo de cabelo?

O mercado de chapinhas no Brasil possui diversos modelos com várias características diferentes. Porém, existem detalhes que são fundamentais na hora de escolher a sua prancha.

Para escolher a chapinha certa para seu cabelo, você precisa saber:

De que material é feita a placa da chapinha?

✨ Qual a temperatura da chapinha? E caso ela tenha regulagem, qual a variação da temperatura?

✨ Qual a frequência de uso que você busca?

O material das placas da chapinha é decisivo para o resultado que você terá. Cada material é indicado para um tipo de resultado desejado e um tipo de cabelo diferente.

Dentre os principais materiais usados nas placas das pranchas, estão: turmalina, titânio e cerâmica.

As placas de turmalina são ideais para cabelos finos e rebeldes, porque a turmalina reduz o frizz com seu potencial mineral. Além disso, ela é menos potente na hora de transferir o calor para os seus fios, reduzindo a chance de prejudicá-los. Já pensou se seus fios fininhos recebem uma grande quantidade de calor de uma vez só? 😵‍💫

As placas de titânio são ideais para diversos tipos de cabelo, mas principalmente para cabelos com química ou selagens de procedimentos químicos. Isso porque o titânio passa o calor para os cabelos com muita facilidade, então consegue selar os fios rapidamente.  Lembre-se que esse efeito se dá para chapinhas com placas 100% titânio. Caso haja alumínio presente nas placas, o efeito pode ser diferente e prejudicial aos fios. Fique sempre atenta na hora de comprar uma chapinha de titânio 👀

As placas de cerâmica são indicadas para vários tipos de cabelo, mas principalmente para alisar de maneira rápida e deixando o cabelo mais suave. A cerâmica é um material que conduz muito bem o calor e deixa-o espalhado uniformemente pela placa, evitando de haver um lugar mais aquecido que o outro. Dessa forma, desliza suavemente pelos fios deixando-os leves e sedosos. 💁‍♀️

Porém, antes de já escolher pelas placas, também é preciso combinar essas informações com a temperatura da chapinha. Isso porque a temperatura influencia muito no resultado obtido.

Você pode, por exemplo, ter cabelos finos e fazer procedimentos químicos. Nesse caso, qual seria a chapinha ideal? 🧐

As temperaturas das chapinhas para uso doméstico normalmente vão até 200°C, enquanto as de uso profissional podem ir até 350°C.

Essa variação acontece, pois, no uso profissional, além do cabeleireiro ter o conhecimento adequado para não prejudicar os fios, ele precisa de agilidade. Então quanto mais rápido a chapinha conseguir entregar o resultado ideal, melhor. Para o uso caseiro, é ideal que a chapinha vá somente até 200°C (que já é uma temperatura bastante alta) para que as chances de queimar os cabelos sejam reduzidas, embora ainda possa acontecer.

O melhor é que as chapinhas tenham controle de temperatura, para que o usuário possa definir a temperatura ideal para seu cabelo, sem causar danos.

A temperatura ideal para cabelos claros e finos é de 160°C em placas de titânio e cerâmica, e 180°C em placas de turmalina.

Para fios grossos você pode chegar a 200°C sem problemas, com qualquer uma das placas.

O ideal é que você use sua chapinha fazendo tentativas aos poucos, pois cada cabelo é diferente e único.

E por último, a frequência de uso. Ela é determinante para entender qual chapinha será ideal para você.

As chapinhas de titânio são recomendáveis para quem usa menos de 1 vez por semana. Isso porque são placas que transmitem o calor facilmente para os fios. O uso diário ou muito frequente das chapinhas com placas de titânio pode causar a permanência do liso nos cabelos. Obs: Se você é cacheada ou crespa e não pretende perder seus cachinhos, é bom usar com bastante intervalo de tempo! 👩‍🦱

As chapinhas de cerâmica e turmalina são menos agressivas na hora de transferir o calor para os fios, e por isso, podem ser usadas diariamente.

E aí, gostou desse conteúdo?

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher sua chapinha, é hora de botar a mão na massa e ficar com os cabelos ainda mais lindos!

Compartilhe esse conteúdo!

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *